terça-feira, 25 de agosto de 2009

BELCHIOR É LOCALIZADO EM LUGAR INCERTO


MAISVIDANOAR - Belchior, suas canções sempre mostraram uma inquietação, uma insatisfação com os contextos que você viveu. O que houve? Por que a decisão de "sumir do mapa", de "sair de cena"?
BELCHIOR - Moreno, há momentos que, num instante, como um flash, tudo muda. Minhas letras sangram, é verdade. As fiz e faço contraindo, dores de parto, momentos em que estou farto. Dias em que estamos no mundo e tudo é bonito. Mas há dias que o mundo está dentro da gente e nesses dias ou a gente explode ou aborta...
MAISVIDANOAR - Você se encheu do mundo? O mundo o encheu demais?
BELCHIOR - Isso vai passar. Penso que vai. E quando passar eu talvez volte e volte a ser o que as pessoas querem que eu seja. Por enquanto quero ficar na companhia da minha sombra, do meu reflexo no espelho, dos meus retratos em preto e branco.
MAISVIDANOAR - Onde você está?
BELCHIOR - Em qualquer lugar não muito longe e nem tão perto. Distante o suficiente apenas para não ser perturbado e perto o necessário para não deixar de existir para vocês.
MAISVIDANOAR - Você tem conhecimento do quanto tem repercutido seu "desaparecimento"?
BELCHIOR - Eu não desapareci! Estou aqui. Não me tornei invisível. Me vejo todo dia. Sei onde estou. Parece que à quem de fato interessa - a mim mesmo - estou bem! Agradeço pela lembrança e preocupação. Mas não se preocupem. Sei que muitas vezes vocês também desejaram sumir. Muitos não o fazem porque suas vidas pertecem a terceiros. Ao fazer o que fiz quis apenas provar para mim mesmo que ainda posso deixar de fazer o que todo mundo quer.
MAISVIDANOAR - Você diria que é uma atitude contra a mesmice, a rotina sufocante, as cobranças do dia a dia?
BELCHIOR - Diria que é um ato revolucionário ser você mesmo.
MAISVIDANOAR - Quando você ressurge?
BELCHIOR - Quando mudar de novo pela milésima vez só esta semana de opinião. . .
MAISVIDANOAR - Belchior, Belchior... Alô... Caramba, caiu a ligação!
(entrevista fictícia)

Um comentário: