terça-feira, 17 de março de 2009

AI QUE VIDA, O FILME

Ao contrário do cara que mais entende de cinema que conheço, meu brother Jerry Alves, escrevo hoje no meu blog para falar bem desse filme. Jerry é radialista, cinéfilo de mão cheia e vai refletir um pouco mais e se continuar pensando como dantes, que me perdoe. Mas a realidade é que o filme, contra todas as espectativas dos que não apostavam, é um sucesso de público na capital do Piauí, e lider absoluto de venda na pirataria. Mas o que me chama a atenção é o pensamento livre, os esforços, a determinação e a coragem de todos que "compraram" a idéia do jovem jornalista e diretor Cícero Filho. Eu assistir primeiro o "Entre o amor e a razão", e pelos comentários sobre o "Ai que vida", este já é um dos melhores do diretor; que já demonstra mais maturidade e crescimento profissional. Meu mano Jerry deve rolar no chão rindo de todo esse currículo. Pois se este é melhor, imagine os outros trinta e tantos filmes que o diretor já rodou???? Mas meu olhar e coração se voltaram para outra parte: a dos bastidores. Sem dinheiro (eles só tinham oitocentos reais apenas quando foram para Amarante, que serviu para a ficitícia Poço Fundo); levaram apenas três profissionais para atuar, entre as 25 atores do elenco; uma câmera mini-dv e muita, mas muita coragem na bagagem. Então, quando eu assisto ao filme e vejo a precariedade, o desempenho dos atores, o roteiro, a fotografia, as falas, o que cala em mim não é o feitio e sim o FEITO!

E quando termina, não tem como não respirar e soltar um "ai, que viiiida"... e depois ir pro boteco e comentar a saga desses malucos que ganharam a boca do mundo nordestino e nortista e quase matam a gente de rir... da gente mesmo!!! Pois bem ou mal, a realidade é que somos nós que estamos na fita, em todos os sentidos...

Um comentário:

  1. Nossa que legal a sua materia amigo, gostei muito. Fazer um filme como AI QUE VIDA foi mais que dificil, foram noites e noites em claro, pensando, estudando ângulos, cenas, em fim, produzindo e dando vida ao que escrevi. Agradeço à Deus que me possibilitou essa vitória, de ver nosso trabalho repercutir de forma positiva entre meus amigos do nordeste, Brasil e quem sabe um dia o mundo todo! Parabéns ao reporter do Blog! Um grande abraço!

    ResponderExcluir