quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PUPUNHA NA ÁREA

O Bom Dia Brasil, da Rede Globo, ainda está mostrando as imagens da enchente de ontem. A chuva que caiu nesta madrugada ainda não causou os efeitos da que caiu há dois dias aqui em Parauapebas. Enquanto as águas baixam eu vou cozinhando umas pupunhas pra tomar com café nesses dias frios. O carnaval vai ser molhado por aqui e as estradas continuam interrompidas. Esse cacho aí nem se compara com outro que comprei ontem. Pense numas pupunhas!

O PÃO DO PARAENSE

Esses dias comprei um cacho de pupunha que dava pra alimentar umas cinco famílias. Era cada uma! Comi pupunha no café da manhã, no almoço, no café da tarde e na janta. Trouxe pupunha pra rádio e todo mundo se admirou do tamanho das danadas. Pupunha é tudo de bom. Com manteiga, então, nem se fala. Oh! Coisa boa!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A ARCA DE NOÉ

As águas por pouco não cobriram a casa. A família começou a perceber o perigo ainda à noite. Pela manhão não teve jeito, teve que ser removido todo mundo. Os animais domésticos foram levados pela enchurrada. Foram trinta e tantos porcos, umas cinquenta e tantas galinhas etc. Os móveis foram todos perdidos. São imagens que impressionam, porque se aguardava chuva semelhante somente para março. O sol voltou a brilha nesta tarde, mas há muitas famílias desabrigadas em Parauapebas. A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e DMTT não para de trabalhar. A cidade praticamente parou...

PREFEITURA ILHADA


O imenso lago que se formou, deixou ilhada a nova prefeitura de Parauapebas. O prédio está sendo construido e deixa seu reflexo no espelho dágua. As chuvas deram uma trégua, mas a previsão é de mais temporais na região.

O ROMBO NA ESTRADA PÚBLICA

O buraco acima é o mais próximo de Parauapebas. A estrada foi cortada ainda em mais outros quatro pontos. São trechos cortados por riachos que transbordaram com a chuva da madrugada. A força das águas levou o asfato. As pessoas não entram e nem saem de Parauapebas. Nas proximades da vala apenas curiosos e gente que estava de viagem. Gente para resolver a situação, nenhuma.

PARAUAPEBAS ISOLADA DO MUNDO

Não bastasse a situação das pontes e das estradas que ligam Parauapebas ao resto do estado, a cidade amanheceu com vários bairros alagados. A situação é bastante crítica em alguns pontos. Famílias perderam móveis, animais etc. Muitas estão sendo removidas neste momento. A PA 275 está interrompida. Vários pontos romperam com a força das águas, da chuva que caiu durante a madrugada. A chuva durou em torno de quatro horas e as águas dos rios e riachos não param de subir. O nível e a força são tão fortes que as pontes da cidade já foram encobertas deixando bairros totalemente ilhados.

Falta de aviso não foi. Há muito que a gente vem falando no rádio a respeito da situação, principalmnte das pontes e das estradas. Mas nem prefeitos se manifestaram e o governo nada fez e o resultado é esse.

Agora, talvez, tomem alguma atitude, como sempre!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O TREM DOS SONHADORES NOS TRILHOS DA REALIDADE

Dois carnavais atrás reuni a galera aqui da Rádio e resolvi propor a criação de um Bloco. Era umas seis horas da tarde, acho que mês de novembro, sentados num barzinho e, entre uma latinha e outra, criamos o Bloco Nessa Onda Eu Vou! No primeiro carnaval que participamos aqui em Parauapebas, ganhamos o segundo lugar. Nosso tema em 2008 foi "O sonho de uma Cabra da Peste que virou Realidade", baseado na história de Raimundo Cabeludo, fundador da nossa rádio. Este ano, entre umas latinhas e outras, fizemos nossa música, com um tema que enfoca a riqueza mineral da região, a importância da Vale e a luta dos cidadãos do mundo de todas as partes do planeta, que vieram para estas terras em busca de dias melhores. É "O trem dos sonhadores nos trilhos da realidade". Nossa música ficou o bicho! Nosso abadá é uma coisa! Nossa galera está animada e deve fazer bonito mais uma vez na avenida da vida. O carnaval 2009 em Parauapebas, aqui no Sudeste paraense promete!

Venha de qualquer jeito e embarque na nossa locomotiva, e entre na nossa onda, que vai ser um trem de louco!

Abraços...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PARAR JAMAIS, AGORA É CARAJÁS!

O ano de 2009 será, para quem luta pela liberdade territorial, pela emancipação política da nossa região, o ano do "Vai ou Racha". Para começar a série de mobilizações previstas até o mês de abril, acontece agora dia 06 de fevereiro, no Centro Universitário de Parauapebas, a Assembléia Constituinte do Comitê Carajás. A idéia é conscientizar os participantes da importância de todos nesta luta. Num segundo momento, dias 03 e 04 de abril, terá início com ato público, com a participação de todos os municícipios da área delineada para compor o Estado de Carajás.

Depois disso, aí a coisa pega fogo. Chega o momento do "Vai ou Racha". Vamos fazer um ato sincronizado de fechamento de todas as estradas que dão acesso às cidades que compreendem o novo estado. Será um momento para mostrar a seriedade, o compromisso com a luta e a força de quem deseja a libertação. É fechar estradas (hoje cheias de buracos, perigos e cruzes de tantas mortes), para abrir caminhos.

Depois disso tudo, vamos lotar quarenta ônibus rumo à Brasília. Vamos lá mostrar a nossa cara pros caras e dizer o que pensamos do que eles pensam. Tá pensando o quê?

Carajás, um estado mental hoje, mexendo com nossas entranhas, cérebro, mente e sonhos. Que esse devaneio consiga moblizar corações e tirar nossos líderes da inércia e da preguiça. Nada muda, se a gente não tiver coragem de assumir as consequências. Os que são contra não têm medo de dizer o que pensam. Por que nós teríamos?

Sou paraense! Amo o meu estado! Gosto de açaí e de pupunha. Sou comedor de farinha dágua, um papa chibé! Não quero sair do Pará para ter um estado melhor. Posso fazer esse estado aqui mesmo! Este deve ser o nosso estado de espírito...

SE NÃO CORRER O BICHO NÃO COME

Todo mundo fala dessa tal crise. Um amigo me disse que até as mangueiras estão "dando" pouquinho nesta estação. Só sei que, independentemente de crise econômica, aquecimento global, demissões em massa, redução de salário, medidas de contensão etc, o que interessa mesmo é observar que a natureza segue seu curso. O mais forte come o mais fraco e o maior papa o menor, e nas reações normais diante do inevitável, o mais fraco esboça reagir e o menor não se deixa engolir sem chiar. É o tempo da compreensão, da luta de classe, da igualdade. E se somos pequenos, fracos, sem representatividade, cabe a nós nos inserirmos antes de sermos papados, engolidos e cagados. Escamotear sobre nós, jamais. Bom dia...